A passagem de parte do conteúdo abdominal para a cavidade torácica através de uma lesão diafragmática oriunda de um trauma da transição toracoabdominal é a característica da hérnia diafragmática traumática (HDT)1-3. As lesões podem ser causadas por traumas contusos, que transmitem o aumento súbito da pressão intra-abdominal às cúpulas diafragmáticas em acidentes automobilísticos e contusões, ou por traumas penetrantes, mais comuns e geralmente causados por arma branca ou projéteis de arma de fogo.
Para elaborar um diagnóstico minucioso, uma equipe multidisciplinar é capaz de avaliar o problema do paciente a partir de diferentes perspectivas. Assim, a equipe pode contar com diversas abordagens para selecionar as terapias mais adequadas para o quadro clínico da pessoa. No caso em questão, a equipe de ortopedia e traumatologia juntamente com a cirurgia torácica do hospital Sisnor realizaram uma cirurgia em conjunto em benefício do paciente que apresentava uma hérnia diafragmática decorrente de um traumatismo prévio.
Os profissionais envolvidos na cirurgia foram o Dr. Eliezer Verdin, cirurgião torácico, o Dr. André, ortopedista, o Dr. Bruno Pimenta, cirurgião geral, e o técnico de enfermagem Yuri, instrumentador cirúrgico.
SISNOR – Sistema Integrado de Saúde do Norte do Paraná
2021 – Feito por Delos Soluções